"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sobre Jogos Olímpicos...

Quem não se emociona em assistir uma partida da nossa seleção, quem não adora ver um belo drible dos nossos jogadores e golaços feitos mundo à fora. Eu confesso que também adoro assistir, não só ao futebol, mas diversos esportes, gosto da plasticidade de movimentos como uma bicicleta no futebol, uma cortada no voleibol, uma enterrada no basquete (o basquete é o principal esporte que gosto de assistir) ou um salto na ginástica.
Realmente são coisas lindas de serem vistas, mas me digam uma coisa, precisavam gastar tanto com os Jogos? Os governos poderiam gastar com saúde, educação, saneamento e mais um monte de coisa que falta, mas não, gastam bilhões com os Jogos Olímpicos. Certo que o esporte é uma forma de poder crescer na vida, tal e coisa e blá, blá, blá, mas quantos conseguem chegar ao topo, à vitória, quantos viram um Pelé, Daiane, Giba, Ronaldo, etc.
Porque não pegar esse dinheiro e investir nas escolas públicas, coloquem o esporte lá também, mas de forma consciente, crítica, formando cidadãos para o mundo e não para ganhar medalhas que não valerão nada para o resto da população. Vamos trabalhar com o esporte, vamos, mas vamos trabalhar um esporte educacional baseado em idéias novas que não só a busca pelo rendimento, pelo ser o melhor, por vencer a qualquer custo, vamos ver a nossas crianças não apenas como prodígios atletas, mas como futuros cidadãos capazes de melhorar a situação de vida de muitos brasileiros.
Mas, até quando vamos aplaudir somente os campeões e esquecer o resto da população? Na própria China, onde serão realizados os próximos Jogos, crianças são mortas e deixadas nas ruas e ninguém tá nem aí é só mais um corpo estendido no chão, um país onde a maioria da população (e pense numa população) sofre com a pobreza, durante duas semanas todo o mundo só terá olhos para lá, para os superatletas é claro, o resto do povo, ah é só o resto deixa eles para lá.
Sei que muitos jogarão pedra em mim, mas é só a verdade pessoal...

Nenhum comentário: