"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Escolha de vida...

Me digam, como pode uma pessoa com os seus 16, 17 ou 18 anos já ter que escolher o que quer fazer para o resto da vida? Não é muito cedo não? As pessoas não tem muito que aprender para saber o que realmente querem fazer?
Eu por exemplo, já estou com 20, e o pior, já no 6º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física e ainda não sei se é isso mesmo que quero fazer na minha vida. Eu quero fazer várias coisas, experimentar várias áreas, principalmente nas artes. Se bem que pra ser professor de Educação Física tem que ser artista viu. Mas não sei.
Não que a Educação Física seja uma coisa ruim, mas é porque eu quero liberdade para escolher a hora que vou trabalhar, como vou trabalhar, onde vou trabalhar e não depender dos horários e das regras de uma escola, não precisar ficar fazendo planos de aula, lendo sobre abordagens bonitinhas no papel e na hora da aula sair tudo fora do teu plano e totalmente diferente dos livros.
Eu adoro dar aula de Educação Física, eu adoro estar na escola (não na sala de aula, onde os meninos não podem dar um piu, mas lá na "zorra", se é que me entendem) com os meus alunos, conversando, se divertindo, fazendo atividades legais, isso é um momento muito prazeroso pra mim, mas é o processo para se chegar até aí que eu não gosto. Negócio de plano, prefiro chegar lá na hora só com o conteúdo a ser trabalhado na aula e desenrolar com os meus alunos e não já levar tudo prontinho e na hora ficar tudo fora daquilo que foi planejado.
Quem vai fazer a aula são os alunos, é o momento lá que vai acontecer, se eles não tiverem a fim de fazer o que tu planejou, então é mil vezes melhor tu conversar com eles e chegar num acordo para fazer do melhor jeito pra todos, o que eles querem mais dentro do tema que tu levou pra aula. E não seguir a velha pedagogia tradicional do professor chegar e jogar todo o conteúdo para cima dos meninos e depois cobrar numa prova que não vai avaliar nada do que o aluno realmente aprendeu. Mas não, a escola continua querendo esse "arcaíco" método de ensino, que no campo da Educação Física se traduz no velho "levar a bola pros meninos bater o racha" ou no "dê 10 voltas na quadra, depois vá pra detrás da fila e corra até a linha azul volte e blá blá blá..." enfim, prefiro um novo estilo de dar aula onde os alunos também participem do processo de ensino-aprendizagem, mas isso é coisa para outros assuntos.
Voltando a este.
E lembrando para aquelas pessoas que pretendem cursar Educação Física e até aos outros que têm uma visão limitada da área (pois como eu achava, pensam que Educação Física é só esporte), que a Educação Física é muito mais do que vocês imaginam, é uma complexidade que envolve coisas que vão muito além do trabalho apenas do corpo. Diferente do que a maioria pensa, a gente num joga só bola não viu, a gente também estuda muito filosofia, sociologia, psicologia, pedagogia, fisiologia, biomecânica, nutrição. Porque a Educação Física é cultura, política, jogo, lazer, saúde, educação e acaba sendo arte também. Ao contrário do que pensava que era só esporte, mas ainda bem que me surpreendi de forma satisfatória com o curso, pois vi que tem muito mais coisa para fazer na Educação Física do que só jogar bola.
É, a Educação Física é uma área muito boa mesmo de se trabalhar e de aprender sobre a vida, pois você vai conviver com diferentes tipos de pessoas, mas não sei se realmente quero isso para a vida toda. Por isso que digo, quem vai escolher algum curso, vá logo atrás de saber tudo sobre ele, quais são as áreas de atuação, quais são as disciplinas a serem estudadas e muito mais coisas, para quando chegarem lá na hora não terem uma surpresa em saber que é tudo totalmente diferente do que pensavam...

Nenhum comentário: