"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

domingo, 24 de agosto de 2008

Balanço das Olimpíadas...

Fim das Olimpíadas e todo mundo acaba feliz. A China (quem não sabia) acaba como campeã legítima com 51 medalhas de ouro e 100 no total, com 15 medalhas de ouro na frente dos EUA que também podem se considerar campeões, afinal de contas, na contagem deles (diferente da contagem dos outros países e do COI, mas eles podem né são os "donos do mundo") que é por número total de medalhas, eles ficaram com 110 medalhas, 10 na frente da China.
E o Brasil também sai feliz, não ganhou as 5 medalhas de ouro de Atenas mais ganhou 15 medalhas no total (em Atenas foram 10) e agora pode considerar que já tem novos "heróis", que são César Cielo, Maurren Maggi e as meninas do vôlei. E os nossos outros atletas, ah não ganharam ouro então eles são uns fracassados, até os meninos do vôlei, campeoníssimos nos últimos anos. E os meninos do futebol, "time sem vergonha", mais uma vez não traz a medalha de ouro (que pena que é assim que o nosso povo trata os "não campeões").
Além desses "heróis" brasileiros, também surgiram outros grandes "heróis" no esporte mundial. O que falar de Michael Phelps, o "fenômeno das piscinas", que ganhou as 8 medalhas de ouro que disputou e bateu 8 recordes (sendo 7 mundiais e 1 olímpico) e faturou as suas 14 medalhas de ouro em duas Olimpíadas e tornou-se o maior nome do esporte mundial em todos os tempos. Também deve ser lembrado o nome de Usain Bolt, o "jamaicano voador", que também faturou todas as provas que disputou no atletismo, ganhou 3 medalhas de ouro e bateu 3 recordes mundiais, com aquele ar de superioridade que nunca se viu em um corredor nos 100m rasos, muitos acham que ele menospreza os adversários, mas ele só tem prazer em fazer o trabalho dele, que é correr, correr e correr (mas pense num cabôco pra correr viu, nã!).
Definitivamente essas Olimpíadas passaram a ser as "Olimpíadas das Mulheres", não só as do Brasil, mas vários países conseguiram suas conquistas com suas "guerreiras". Das 15 medalhas do Brasil, 6 vieram da força de nossas mulheres. Talvez a mais esperada fosse a de Larissa e Juliana do vôlei de praia (que treinam aqui no Ceará), mas que pena não puderam trazê-la devido à contusão da Juliana. Mas um cearense trouxe a medalha, o também jogador de vôlei de praia Márcio, juntamente com Fábio Luiz conquistaram a medalha de prata, mas de que vale essa medalha se não é dourada né (pensamento dominante).
Mas para mim o maior atleta dessas Olimpíadas não trouxe nenhuma medalha, mas eu acho que ele deu uma grande lição de vida. O nome dele é Eduardo Santos, ninguém deve nem saber de quem estou falando, mas ele é um judoca brasileiro que não tinha experiência em campeonatos internacionais, não tinha passaporte para viajar e não tinha nem dinheiro para fazer o exame de mudança de faixa (da marrom para a preta), mas com muita força de vontade conseguiu chegar à Pequim e ganhar três lutas, quase chega no bronze, mas não deu. E isso não foi nada, o melhor foi a sua entrevista após a derrota: "Dei o melhor de mim, mas não tive competência para derrubar o adversário" e pedindo desculpas aos seus pais, ele mal sabia que já era um campeão para a sua família. E melhor ainda foi o seu retorno ao Brasil, esse sim chegou como "Herói" ao aeroporto onde tinham muitas pessoas lhe esperando para agradecê-lo e considerá-lo um grande campeão, campeão da vida e não de uma medalha que não vale nada para muitos.
Poisé, e as Olimpíadas terminam hoje com uma imensa festa, o povo já espera a próxima que será em Londres, mas ninguém vai atrás de saber o que vai mudar para a população chinesa, o povão mesmo lá de baixo, mas o Michael Phelps ficará para sempre na história, o Cielo será lembrado muito tempo pelos brasileiros como a primeira medalha de ouro do Brasil na natação, a Maurren entra para a história olímpica também. E vocês sabem quanto custou cada uma dessas medalhas de ouro do Brasil? Só R$ 53 mil cada e no total foram gastos R$ 654 mil com todos os nossos atletas, é tem de onde tirar né.
E o seu Zé, catador de lixo, vai continuar todo dia catando o seu lixo pela cidade, o Pereira, motorista de ônibus, vai continuar a levar-nos para os nossos destinos todo santo dia, o Toinho, pedinte nas ruas, vai continuar perabolando atrás de um trocado para comprar o leite do menino, a Maria, diarista, vai continuar indo de casa em casa atrás de fazer uma faxina e ganhar o pão de cada dia e eu, pobre infeliz, vou continuar a escrever para ninguém...

Um comentário:

Unknown disse...

aff como tu é chato!
e pessimista tbm né?