"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

domingo, 3 de agosto de 2008

Do centro ao oeste...

É engraçado como é dividida a minha cidade, no leste os barões, no centro a classe média e no oeste o povão espremido em becos e vielas sujas, sem saneamento e escuras. Mas desde muito tempo a cidade é assim, o povo fugiu da seca mais teve que ficar ali na periferia, era pra não levar doença pra nobreza, diziam que o vento batia do leste pro oeste e assim os vírus corriam só para o lado da plebe e não contaminava a realeza, por causa disso os cemitérios, abatedouros ficou tudo no oeste, que frescura dos poderosos. Ainda no tempo do império, o nosso Passeio Público era dividido, no primeiro setor os fidalgos e lá embaixo na praia ficavam os escravos, engraçado é que a pouco tempo esse mesmo Passeio Público era freqüentado por outras pessoas (vocês sabem não precisa nem citar).
Mas é isso aí, até hoje continua essa divisão, certo que no leste também já têm favelas, pois em todo luxo tem que ter um pouquinho de lixo, ou será que é todo lixo que tem que ter um pouquinho de luxo. E também no oeste tem aqueles que se sobressaem na questão financeira, mas enfim, há muito tempo todo fim de semana faço essa rota do centro ao oeste e é engraçado as mudanças que vejo no cenário da janela do ônibus, até certo ponto as casas são novinhas, bonitinhas, boa iluminação nas ruas, mas então de uma hora pra outra muda o cenário (segundo ato), tudo se transforma. Aparecem os meninos no sinal, as meninas nas esquinas, a sujeira nas ruas, a escuridão das ruas, a polícia passando com aquele ar de superioridade e mais outros atores.
O que eu admiro é que mesmo com tanta falta de condições ideais, o povo é alegre, qualquer barzinho que você vê o povo tá fazendo festa. Do centro ao oeste eu vejo de tudo nessa cidade e é isso aí, como dizia Chico Science: "A cidade não para, a cidade só cresce", "Da lama ao caos, do caos à lama", com toda as diferenças a vida continua lá na Aldeota e aqui no Conjunto Ceará também, aqui muito melhor do que lá...

Nenhum comentário: