"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

sábado, 12 de março de 2011

"12 de novembro de 1932"...

"[...]

Só me resta este escrever infeliz, que não traz nem utilidades nem vantagens, mas só uma vã perda de tempo. E o tempo é tão necessário! Para qualquer coisa precisamos de tempo."

E no meu diário moderno eu cito um diário escrito há quase 80 anos. Trata-se de "O diário de Nina", uma jovem (escreveu o diário dos 13 aos 18 anos) moscovita que viveu e sofreu o regime "comunista", terrorista, stalinista dos anos de 1930, regime esse pior até mesmo que o regime nazista de Hitler. Nina teve sorte de ter sobrevivido ao campo de concentração e aos trabalhos forçados e só foi falecer em 1993, pena que nunca conseguiu seguir a carreira que desejava, escritora, mas só pela citação acima é fácil perceber que ela teria futuro no ramo da escrita. E esse pensamento de Nina me lembra a minha eterna vã filosofia "que não traz utilidades nem vantagens", tá vendo como eu não sou o único? E o tempo hein? "És um senhor tão bonito" e único a saber o amanhã e o que já se foi. Lembrando do que já se foi, esse 12 de novembro de Nina não me lembra coisas muito boas. Mas que coincidência, o texto, a idéia, o tempo, a data, tudo se encaixa tão perfeitamente na minha vida, ninguém vai entender nada, só eu e ela...