"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

sábado, 20 de setembro de 2008

Ouçam os nordestinos...

Como o Nordeste faz músicos, cantores e compositores maravilhosos. Desde muito tempo a música brasileira é enriquecida com a genialidade da nossa gente. Sei que vou esquecer de muitos, mas vou tentar elencar aqui vários deles.
Posso começar pelo grande rei do baião, Luiz Gonzaga, nascido em Pernambuco, mas quase um siarense. Trás junto com ele Sivuca e Dominguinhos, que já puxa pra Waldonys e atualmente já estamos com Ítalo e Reno, só o pessoal da sanfona. E olhe que ainda faltaram muitos nomes.
O "Pessoal do Ceará", que revelou Fagner, Belchior, Ednardo e Amelinha, juntamente com a galera da Bahia, Caetano, Gil, Tom Zé e Maria Betânia continuam aí a engrandecer a nossa música. Da Bahia ainda tem o grande Raul, que passou por vários estilos musicais, pelo rock, pelo forró, pelo baião, pelo blues e fez uma misturada que ficou pra história.
O "Grande Encontro" nos deu o prazer de termos juntos Geraldo, Alceu, Zé e Elba Ramalho cantando as suas músicas de uma forma espetacular. E hoje nós temos de Pernambuco o incrível Lenine, da Paraíba o genial Chico César e do Maranhão o fenomenal Zeca Baleiro, esses três são fera viu e os três tão lançando CD agora.
Ah, ainda tem muita gente viu, o grande violonista Manassés aqui do Siará, Djavan, cantor-poeta, das Alagoas, Ivete, que quando canta MPB não tem pra ninguém, da Bahia e muitos, muitos outros milhares de geniais músicos nordestinos que fazem a música do nosso país, sejam eles conhceidos ou não.
Nós podemos ser a região menos rica, menos desenvolvida, com os piores índices de desenvolvimento do país, mas quando se fala de cultura, com certeza nós temos a mais rica do país e em diversas áreas, não só na música. O nordestino, da miséria faz a sua arte e sua vida, pena que a mídia prefere essa "zuada" que o povo anda fazendo por aí e não coloca os bons mesmo pra mostrarem os seus trabalhos...

Nenhum comentário: