"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Orgulho de ser siarense...

O motivo pelo qual eu grafo o nome do meu estado de Siará é porque vem da origem desse lugar, que na época das capitanias hereditárias chamava-se "Siará Grande". Daí lembro da música do Gabriel, "não me faça decorar as capitanias hereditárias", mas pelo menos a história da minha eu tenho que saber né Gabriel?
Como vocês percebem o nome vem da origem indígena e significa "canto da jandaia", uma espécie de arara ou papagaio. É, nesse tópico vou tentar falar um pouco da história desse belo estado brasileiro que ajudou em muito na construção do nosso país.
Para isso tenho que me remeter antes mesmo da chegada dos europeus, antes deles chegarem aqui já habitavam os índios de diversas tribos como: os Kanindé, os Tremembé, os Kariri e os Tapeba, que até hoje lutam pelo seu espaço que a cidade teima em tomar deles. Então chegam os primeiros europeus na expedição de Vicente Pinzón (hoje um bairro de Fortaleza), mas como ele era espanhol, não podia tomar posse das terras porque essa parte era de Portugal, como dizia no absurdo e conhecidíssimo "Tratado de Tordesilhas". Então, muito provavelmente o primeiro europeu chegou foi aqui no Siará e não na Bahia, num sei, só sei que a partir daí o Siará entrou na globalização.
Tempos depois, o Brasil já era dos portugueses e coisa e tal e tal e coisa, então surgem as capitanias hereditárias. Daí surge o nome que daria origem ao estado, capitania do Siará Grande, que só em 1889, na República, se tornou o estado com o nome que conhecemos hoje. Mas, e o donatário da capitania? O cabôco nem apareceu por aqui pra acertar as contas com os índios. Êta que a dificuldade começou foi cedo, talvez pela seca da região, talvez pela dificuldade em catequizar (aculturar) os índios, o donatário deu nem tchuiú pra nós.
Mas, se ele não quis, os franceses e os holandeses quiseram. Os franceses não fizeram muita coisa, tiveram só uma feitoria ali na região da Ibiapaba, mas agora os holandeses, esses sim permaneceram muito tempo por aqui e construíram o Forte Schoonenborch, que depois de sua expulsão recebeu o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que deu origem a nossa atual capital. Só lembrando que a primeira capital do Siará foi Aquiraz viu.
Então, depois da saída dos holandeses, nós ainda fomos anexados aos mandos da capitania de Pernambuco. Sim, lembrando que a ocupação da região se deu mais do sertão para o litoral, o que propiciou a criação de gado, que juntamente com a produção de algodão, deram um upgrade nos nossos negócios.
Já depois da nossa independência de Pernambuco, o pessoal aqui do Nordeste se revoltou contra o poder já do imperador e resolveu criar a chamada Confederação do Equador, que com as idéias de independência dos EUA, também queriam criar uma independência do resto do Brasil. Já pensou se isso tivesse dado certo mesmo hein? Ieeeeeeeeiiiiiii, nós ia dominar o resto do mundo todim.
Continuando falando de liberdade, lá da cidade de Quixeramobim, no Sertão Central do Siará, saiu o "Messias nordestino" Antônio Conselheiro para carregar com ele uma multidão e fundar o povoado de Canudos. O povo só queria um pedaço de terra pra ficar e viver em comunidade entre todos os seus membros, mas o exército, com soldados de todo o país, apareceu e meteu o cacete nos coitados. Mas olhe que os câba tiveram dificuldade de acabar com Canudos viu, eles tiveram que enviar quatro campanhas militares para acabar com o furdunço.
Daí lembro de mais duas figuras importantes aqui do Siará, quer dizer uma num é nem siarense, que é o Virgulino Lampião (de Sergipe), mas deu umas andanças por essas banda e o outro é o Padim Ciço de Juazeiro, líder religioso ou político ferrenho? Num sei, só sei que quando os dois se cruzaram por aqui, o Padim Ciço falou que perdoaria os crimes de Lampião se ele combatesse a Coluna Prestes que já tava aqui pelo Nordeste. Lampião, câboco invocado, sabia que era tudo laia e continuou foi com seu "banditismo por necessidade" (Chico Science).
Poisé, passou o Império, quer dizer, Canudos e Lampião já foram na República, e fomos a primeira província a acabar com a escravidão, até porque aqui não foi preciso muitos escravos. Chegou a República e o século XX, aí sim eu creio que nós tivemos papel importantíssimo na construção desse país.
Primeiro na Segunda Guerra, quando milhares de nordestinos e muitos, mais muitos siarenses mesmo foram convocados para serem os chamados "soldados da borracha". Que história era aquela que eles teriam as mesmas regalias dos pracinhas da FEB? Nada, a maioria ou morreu nas matas da Amazônia ou nunca mais voltou para as suas casas aqui. Toda vida que eu vejo algum documentáro sobre isso eu fico bastante irritado por conta de uma mentira absurda passada ao nosso povo. Os que foram batalhar na Europa até hoje são glorificados como heróis, não querendo tirar o seu mérito, mas só lembrando da incrível similaridade que tentaram fazer entre o nosso povo e eles (será que tinha algum pracinha que também era siarense?). Os "soldados da borracha" (os arigó) ou morreram e/ou permaneceram pela aquelas bandas ou voltaram à penas aqui pro Siará (os paruara), ôs cabôco escroto viu esses. O bom disso tudo é que surgiu um quase segundo Siará lá na Amazônia, que é o estado do Acre, a maioria da população de lá tem muitos antepassados daqui.
E na construção da nossa capital nacional, também milhares de siarenses foram recrutados para lá e muitos ficaram por lá mesmo. Um sonho, que para muitos era absurdo, do presidente JK, nós também ajudamos a construir. E as cidades de São Paulo e do Rio, até hoje tem siarense por lá também e continuam a nos menosprezar e a criarem preconceitos contra o nosso povo.
Mas o nosso povo é forte, é valente e apesar de todas as dificuldades encara tudo com alegria, sempre buscando uma situação melhor para sobreviver. Hoje nós estamos em diferentes lugares não só do país, mas do mundo e somos um dos povos mais inteligentes do país, o que mais consegue passar em concursos e coisas parecidas, o que mais cria engenhocas para esse mundão afora. A história continua aí para ser contada, os próximos capítulos eu não sei, só sei que eu tenho o maior orgulho de ser siarense e morar nesse estado.
Espero que eu tenha passado um pouco da história e daquilo que eu tenho muito orgulho, "orgulho de ser siarense"...

Nenhum comentário: