"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A mídia e o esporte...

A mídia, tendo como o seu carro-chefe a televisão, em muito influencia nos esportes e na própria forma do torcedor vê as disputas dentro do campo. Ela tem o poder de mudar horários de jogos para se adequarem a sua grade de programas e passa aos telespectadores uma falsa imagem do atleta, pois trata-o como um herói que é capaz de vencer sob quaisquer circunstâncias.
Além disso, a mídia nos mostra apenas o lado “bonito” do esporte, onde os atletas são pessoas bem sucedidas que saíram da miséria até chegarem ao estrelato e todos que são capazes de superarem as dificuldades da vida também conseguirão a fama e se tornarão heróis da nação através do esporte, ou seja, o esporte é passado como a única forma de ascensão social.
O lado mais “obscuro” do esporte não é tão difundido quanto o espetáculo que ele pode causar. A mídia não trata do esporte de rendimento como algo que pode ser até maléfico para a saúde; não fala dos muitos casos de exploração sexual, principalmente com meninos no futebol; não mostra os atletas que normalmente se utilizam de meios ilícitos para conquistar as vitórias.
Quando trata da atividade física para a saúde, a mídia não especifica as melhores formas para as pessoas começarem uma atividade, ela apenas passa a impressão de que qualquer atividade física trará resultados satisfatórios.
E quando ela fala sobre o profissional de Educação Física, a mídia apenas pede às crianças para procurarem os seus professores e começarem um esporte para conseguirem mais medalhas para o Brasil nas Olimpíadas. Não querendo banir o esporte da escola, mas ele deveria ser tratado de uma forma diferente, um esporte educacional seria ideal, onde os alunos seriam formados como cidadãos para o mundo e não para ganhar medalhas que não valerão nada para o resto da população.
Enfim, a imagem que a mídia passa sobre o esporte é só aquela do rendimento, onde o que vale é ser o melhor, é vencer a qualquer custo e onde só os campeões são aplaudidos e os demais são tratados como perdedores, e isso acaba influenciando a sociedade, que trata os seus medalhas de prata e de bronze como perdedores. Esse deve ser o principal papel da mídia com os esportes, passar à população a idéia de vencer sempre, outro objetivo dela é receber investimentos de empresas de publicidade que também atuam no esporte.

Esse texto foi escrito para a disciplina de Pedagogia do Esporte do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará...

2 comentários:

Anônimo disse...

esse artigo me ajudou bstnte

Anônimo disse...

Ótimo texto, está de parabéns!