"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

segunda-feira, 16 de março de 2009

A educação física e as mídias...

Um novo fator que está relacionado com a cultura corporal do movimento contemporânea são as mídias. Estas estão passando, cada vez mais, para as novas gerações, conteúdos que contemplam o esporte espetáculo, o que torna as crianças e adolescentes mais telespectadores do que propriamente participantes dos esportes em geral.
Cabe à educação física escolar uma nova competência pedagógica, que é a de contribuir para a formação crítica, inteligente e sensível dos seus alunos frente às produções realizadas pela mídia no âmbito da cultura corporal do movimento. Ou seja, cabe a nós professores de educação física garantirmos o acesso das crianças e jovens às mídias, porém passando uma visão crítica da realidade sobre aquilo que eles estão consumindo dos meios de comunicação.
Não cabe falar em educação nas mídias e com as mídias quando se trata a educação física escolar em apenas duas óticas: compensatória/terapêutica ou esportivização. No primeiro caso a educação física teria como objetivo a saúde e o estilo de vida ativo dos praticantes e no segundo caso a educação física é vista como base para formação de atletas.
Desta maneira a educação física escolar então tende a extinguir-se, pois esta não conseguiria concorrer com clubes e academias que tratam de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, portanto, não caberia falar de uma educação física compensatória/terapêutica na escola. Quando se fala na esportivização, é óbvio que a educação física escolar apontaria para um retrocesso, já que esta já havia superado a unanimidade do esporte de rendimento nas suas aulas.
A incorporação da televisão e de vídeos ao ensino da educação física pode até trazer muitas vantagens para o aprendizado dos alunos, bastaria o professor utilizar a perspectiva da vivência/conhecimento/reflexão. No entanto, haveria a dificuldade em localizar e obter vídeos adequados, pois as matérias midiáticas que contemplem uma reflexão sobre a educação física são poucos presentes na TV aberta.
Esta proposta de utilizar a TV e vídeos nas aulas de educação física seria algo inovador e bem interessante, pois ao mesmo tempo em que estaríamos dando "um tempo" na prática, teríamos a capacidade de trabalhar os diversos outros temas que abrangem o conteúdo da educação física. Creio que também seria menos cansativo para os alunos do que assitirem somente à aulas expositivas, dessa maneira, visualizando o conteúdo através de imagens de TV, acho que seja mais atraente para eles. O único problema para essa metodologia nas aulas de educação física é realmente a falta de material que contemple os conteúdos a serem trabalhados.
Texto adaptado de resumo escrito para a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Ceará...

Nenhum comentário: