"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

segunda-feira, 30 de março de 2009

"A cidade não pára, a cidade só cresce"...

Bela Fortaleza bela. Continuo aqui, agora pra falar do crescimento descontrolado dessa cidade que se transformou numa grande metrópole brasileira. Eu adoro essa cidade, a minha cidade, tão linda, mas que a cada dia vai enfrentando mais problemas de crescimento e de poluição.
Na minha visão, Fortaleza, nos últimos 5 anos, literalmente inchou. Isso mesmo, inchou. É só reparar na quantidade de carros que estão circulando nas nossas ruas. Cara, tá virando coisa de outro mundo, outro mundo não, outras cidades. Num tá assim um tráfego terrível como São Paulo, mas se não cuidarmos talvez chegue lá.
O número de engarrafamentos aumentou, todo santo dia das 6h da manhã até por volta das 8h30min, e de 18h às 20h, o trânsito tá um caos. Só pra vocês terem uma idéia, antes pra mim chegar na aula do CEFET, que fica no bairro do Benfica que é vizinho ao meu, o ônibus demorava cerca de 5 minutos. Mas agora pra chegar na faculdade, que fica no mesmo bairro, a jornada chega a cerca de 15 minutos. E nos dias de chuva, basta dá aquela chuvinha característica de 1º semestre nas manhãs de Fortaleza que fica tudo alagado. Quem precisa se deslocar de automóvel para a aula, o trabalho, a reunião, pode ter certeza que vai se atrasar pelo menos uma meia horinha.
"A cidade não pára, a cidade só cresce", e nesse ritmo de crescimento a poluição também vai aumentando. É muito a quantidade de lixo que tem nas nossas ruas cara, é só reparar agora ao seu redor quando estiver numa parada de ônibus, veja só a quantidade de lixo no chão. Muitas vezes acho que é a própria falta de educação das pessoas daqui e num é à toa que a EMLURB (Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização) afirmou que todo dia tira 17 toneladas de lixo dos nosso bueiros, assim é de lascar né galera? Cara, o que custa comer, nem que seja um bombomzinho e jogar o papel no lixo? Há muito eu aprendi a não jogar mais lixo nas ruas, quando num tem lixeira, guardo o papel no bolso e só jogo fora quando vejo uma, mas vejo cada barbaridade por aí, sei não viu.
Fortaleza, terra da LUZ, linda cidade, cresceu, e se não tomarmos cuidado a situação só tende a piorar. Faço a minha parte, ainda que modestamente, mas se cada um dos habitantes desta cidade se conscientizarem de fazer um pouquinho por ela, teremos para sempre uma cidade conservada e sempre bela. Caso contrário a LUZ da cidade pode apagar por falta de preservação dos seus bens...

Nenhum comentário: