"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Guerra branca, ou quase...

Quem duvida que o esporte é apenas uma alegoria da guerra? Como já foi dito em outro post, assim como a política, ou melhor como uma extensão da política, a guerra se confunde com o esporte. Mas nos dias atuais o esporte é uma guerra branca, ou quase. Quase porque em muitas ocasiões, o que era para ser apenas um momento de lazer para diversas pessoas, acaba virando um show de horrores, com direito a muito sangue e pancadaria. Aí a guerra deixa de ser branca para ganhar outra cor, talvez o vermelho.
Desde os primórdios da humanidade o guerreiros buscam formas, métodos, fórmulas de melhorarem o seu rendimento nas batalhas. Os primeiros tomaram sangue ou sêmen do animais mais fortes para desenvolverem melhor os músculos e lutarem pelo seu povo. Já no começo do século XX, antes das grandes guerras, os soldados também se utilizavam dessas técnicas e tinham preparo físico melhor do que os dos atletas de ponta da época. Ou seja, essas pessoas já utilizavam-se de doping para melhorarem nas guerras.
O tempo foi passando, a tecnologia avançando, as guerras diminuindo (mas nunca acabando) e os esportes herdaram essas técnicas de melhoramento do físico. Agora bem mais moderno, tudo sintetizado em laboratório e indo direto para os heróis dos tempos modernos que são os atletas de cada país. Pessoal, não é brincadeira não, a grande maioria dos atletas de hoje, principalmente aqueles de modalidades individuais se utilizam de meios ilícitos para obterem os melhores resultados.
O pior de tudo é que agora surgiu uma nova modalidade de doping, o doping genético. Esse é impossível de ser identificado pelo controle anti-doping. Alguns atletas, principalmente aqueles que são considerados gênios, ou de outro mundo (tipo Sergey Bubka, Yelena Isinbayeva, Michael Phelps, Ian Torpe, só para ficarem em alguns), podem ser considerados que passaram por esse tipo de doping. Eles pegam um homem e uma mulher que possuem boas características para os esportes que querem e fazem com que eles tenham um filho, antes do futuro atleta nascer eles ainda mexem no DNA para colocarem genes que sejam perfeitos para o esporte e pronto, está formado uma superhumano capaz de romper qualquer barreira dos recordes.
A guerra armada acabou na maioria dos territórios, mas essa guerra branca continua por toda parte e ela é feita no "campo de batalha" e também nos bastidores. O pior é que muito dos esportes continua a ser sustentando pelas máfias e pelo tráfico de drogas, de armas, pela prostituição, mas isso é uma longa história que não é falada para a maioria da população que continua a idolatrar os seus atuais heróis...

Nenhum comentário: