"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Festa da Democracia"?...

Pronto, em muitas cidades a "Festa da Democracia" chegou ao fim, porém em diversas outras essa "festa" vai continuar. Ainda bem que na minha cidade já acabou. "Festa" essa que torna os brasileiros cidadãos, e ainda mais, cidadão consciente, mas somos cidadãos só em um dia a cada dois anos, porque nos outros dias não passamos de "formiguinhas" que se guiam pela "rainha" que está no poder.
Uma "rainha" mesmo, que se esconde com o nome de mídia e tem a capacidade de colocar no poder quem quiser, tô certo ou tô mentindo muito? É uma palhaçada mesmo né, afinal quem chegasse lá no poder ia ter que continuar agradando a burguesia elitista que há muito tempo toma conta das nossas cidades, e pro povão, tome fumo. Aí vem a frase do poeta siarense Falcão: "A burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume", já nós pobres mortais?
E o que falar dos montes de siglas, legendas e grupos partidários que historicamente eram considerados rivais. Não agora a moda é se juntar com quem quer que seja, não precisam mais ter a mesma "ideologia" política. Engraçado foi o que ocorreu entre o presidente e a prefeita aqui de Fortaleza. Ambos do mesmo partido, mas já em 2004 o presidente deixou de apoiar a prefeita (olhe que são do mesmo partido) e apoiou o seu amigo senador de outro partido. Agora em 2008, o presidente não apoiou a prefeita de novo, mas desta vez porque outra candidata o apoiava como senadora no governo e ela era EX-mulher de um EX-ministro dele, novamente o presidente deixou de apoiar a "companheira" para não criar rivalidade com a amiga.
Ô presidente, assim não precisamos mais desses partidos e nem decorar tanta sigla que o povão sabe nem o que significa né, o negócio era só fazer uma política de compadres. Mas mesmo sem o apoio presidencial a prefeita conseguiu ganhar as duas disputas e taí pra mais 4 anos de poder nas mãos, olhe que eu a ajudei nisso. Não sei porque, pra mim eu nem votava, mas prefiro votar do que ser radical do "Fora Política". Votei nela mais por uma tradição familiar e de gostar do vermelho e da ala esquerdista do que por propostas dela e dos outros, isso eu assumo.
E aquela operação de guerra lá no Rio, é estranho né a gente vê o exército nas ruas assim no meio de tantos civis. E os cara foram em operação mesmo, passaram uns 3 dias lá no Complexo do Alemão acampados e tudo. A pobre senhora ainda fala: "É, assim a gente se sente mais seguro", mesmo com essa segurança ainda houve morte de gente inocente e no final da "festa" os soldados deram adeus e tudo voltou a ser como era antes, tome o tráfico comandando tudo de novo. Engraçado é que aqueles que há algum tempo atrás eram contra a democracia do país, agora fazem a segurança dessa "festa da democracia".
Enfim, isso tudo só pra dizer que nós brasileiros somos tratados como cidadãos e democráticos somente nesses momentos de colocar alguém lá no topo. E que democracia é essa que a gente nem sabe o que eles realmente estão fazendo para o bem de todos? Eles ficam lá bem distante da realidade e nós continuamos aqui bem distante do poder...

Nenhum comentário: