"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

"O corpo fala"...

"O corpo fala", há pouco tempo fui descobrir que essa expressão realmente é válida, literalmente o corpo fala, quer dizer, literalmente não, corporalmente. Essa expressão é muito falada no meio dos profissionais de Educação Física e Psicologia, mas eu sempre ficava com um pé atrás em relação a essa história do corpo falar. Cheguei até a ler um livro que tem como título essa mesma expressão, pensava que iria ser uma leitura interessantíssima, mas não me agradou muito.
Faz cerca de 2 meses e meio que comecei um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e comecei a perceber a partir disso o quanto o nosso corpo se comunica sim. Por si só o aprendizado de Libras já é uma coisa fascinante, toda uma língua escondida nos nossos movimentos, no nosso corpo. Mas o mais impressionante é que agora fico percebendo as pessoas conversando (em português mesmo, não em Libras) e o quanto elas utilizam o corpo juntamente com a fala. Sempre fico olhando um círculo de amigos, uma dupla, o professor durante a aula e eles estão sempre demonstrado aquilo que estão falando através de gestos, é como se eles desenhassem o que falam, o ar é seu quadro e os dedos, as mãos e, às vezes todo o corpo, são os seus pincéis. É, realmente para falar, nós também utilizamos o corpo e o corpo por si só também fala, demonstra nossa personalidade, nosso estado de ânimo, nossas tensões.
Voltando à Libras, essa é uma língua interessantíssima, cheia de simbolismo, de representações das coisas, tudo está relacionado com o concreto, com o que as coisas realmente são, entendem? As configurações (gestos feitos com a mãos) ou sinais das Libras estão sempre ligadas ao real, sempre lembram a palavra que queremos dizer. Achava que seria difícil aprender essa nova língua, mas nas aulas eu estou sempre querendo saber mais e mais, realmente é algo fascinante. Tudo que queremos falar está expresso ali, no nosso corpo...

Nenhum comentário: