"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Súplica cearense


Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado 
Que de joelhos rezou um bocado 
Pedindo pra chuva cair, cair sem parar 

Oh! Deus será que o senhor se zangou 
E é só por isso que o sol se arretirou 
Fazendo cair toda chuva que há 

Oh! Senhor, pedi pro sol se esconder um pouquinho 
Pedi pra chover, mas chover de mansinho 
Pra ver se nascia uma planta, uma planta no chão 

Oh! Meu Deus, se eu não rezei direito 
A culpa é do sujeito 
Desse pobre que nem sabe fazer a oração 

Meu Deus, perdoe encher meus olhos d'água 
E ter-lhe pedido cheio de mágoa 
Pro sol inclemente, se arretirar, retirar 

Desculpe, pedir a toda hora 
Pra chegar o inverno e agora 
O inferno queima o meu humilde Ceará 

Oh! Senhor, pedi pro sol se esconder um pouquinho 
Pedi pra chover, mas chover de mansinho 
Pra ver se nascia uma planta no chão, planta no chão

(Gordurinha / Nelinho)

E num é que o forró se encaixou direitinho no reggae. Ótima essa versão que O Rappa fez da música "Súplica cearense" que já tinha sido imortalizada nas vozes de Luiz Gonzaga e Fagner. Que pena que mais uma vez a água acaba com a esperança do nosso humilde povo do Siará. O povo luta e luta contra a seca, mas de repente vem a chuva e leva tudo embora. E a culpa disso tudo é de quem? De Deus ou do próprio homem? "Ganância demais. Política demais. Descaso demais. Tristeza demais. Pobreza demais. Miséria demais. Interesse tem demais"...