"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Eu também vou reclamar



Mas é que se agora
Pra fazer sucesso,
Pra vender disco
De protesto
Todo mundo tem
Que reclamar.

Eu vou tirar
Meu pé da estrada
E vou entrar também
Nessa jogada
E vamos ver agora
Quem é que vai güentar.

Porque eu fui o primeiro
E já passou tanto janeiro,
Mas se todos gostam
Eu vou voltar.

Tô trancado aqui no quarto
De pijama
Porque tem visita estranha na sala
Aí eu pego e passo
A vista no jornal.

Um piloto rouba um "mig",
Gelo em Marte, diz a Viking,
Mas no entanto não há galinha em meu quintal.
Compro móveis estofados,
Me aposento com saúde
Pela assistência social.

Dois problemas se misturam
A verdade do Universo
A prestação que vai vencer.
Entro com a garrafa
De bebida enrustida
Porque minha mulher
Não pode ver.

Ligo o rádio
E ouço um chato
Que me grita nos ouvidos
"Pare o mundo
Que eu quero descer".

Olho os livros
Na minha estante
Que nada dizem de importante,
Servem só prá quem
Não sabe ler.

E a empregada
Me bate à porta,
Me explicando
Que tá toda torta
E já que não sabe
O que vai dá prá mim comer.

Falam em nuvens passageiras
Mandam ver qualquer besteira
E eu não tenho nada
Pra escolher.

Apesar dessa voz chata
E renitente
Eu não tô aqui
Pra me queixar
E nem sou apenas o cantor.

Que eu já passei
Por Elvis Presley,
Imitei Mr. Bob Dylan and you know
Eu já cansei de ver
O sol se pôr.

Agora eu sou apenas
Um latino-americano
Que não tem cheiro
Nem sabor.

E as perguntas continuam
Sempre as mesmas,
Quem eu sou?
Da onde venho?
E aonde vou, dá?
E todo mundo explica tudo
Como a luz acende
Como um avião pode voar.

Ao meu lado um dicionário
Cheio de palavras
Que eu sei que nunca vou usar.

Mas agora eu também resolvi
Dar uma queixadinha
Porque eu sou um rapaz latino-americano
Que também sabe
Se lamentar.

E sendo nuvem passageira
Não me leva nem à beira
Disso tudo
Que eu quero chegar.
-E fim de papo!

(Raul Seixas / Paulo Coelho)

Para mim, com certeza esse foi o primeiro cara rock n' roll que eu escutei na vida. Quando eu ainda era menino vivia cantarolando por aí "Quem não tem colírio usa óculos escuro", sabia nem de quem era a música. Aí num aniversário meu, acho que de 1996, no auge dos meus oito anos ("Oh que saudades que tenho da aurora da minha vida...) ganhei um CD da minha tia, era uma coletânea com os grandes sucessos de Raul. Pronto, a partir daí num parei mais de ouvir e tocar Raul, já ouvi de tudo dele, tanto os sucessos quanto o "lado B", Raulzito e os Panteras (comportado feito os Beatles, depois virou maluco beleza), cantou músicas do Elvis e até em espanhol descobri que o cara gravou. E é bom que o cara num ficou só no rock (ele que foi um dos pioneiros do gênero no Brasil), passou pelo baião, brega, forró e até toques de macumba também. Realmente esse cara foi um dos grandes da nossa música. Essa música aí chama-se "Eu também vou reclamar" do "lado B" do Raul, dê uma olhada no clipe, alright...

Um comentário:

Anônimo disse...

EU PEDI UMA REVITAR E NUNCA CHEGOU....