"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Eles lá e eu cá

Enquanto eles roubam lá em cima,
Eu apenas observo aqui embaixo.
Enquanto eles pedem milhões emprestados,
Eu estou no sinal pedindo trocados.
Enquanto todo dia eles mentem na televisão,
Eu só queria que eles investissem em educação.
Enquanto eles escondem a sujeira embaixo dos tapetes,
Eu vivo na sujeira e já me faltam alguns dentes.
Enquanto eles brigam chamando o outro de ladrão,
Eu brigo com meus irmãos por um prato de feijão.
Enquanto eles não são cassados pela ordem judicial,
Eu sou caçado e visto sempre como um animal.
Enquanto eles estão cercados de luxo,
Eu tenho que procurar minha comida no lixo.
Enquanto eles pedem tempo para se defender,
Eu fico aqui por baixo esperando o que vai acontecer.
Enquanto cada um deles continua feliz,
Eu só quero ter um jeito de mudar o meu país.
Enquanto eles não estão presos no canil,
Eu ainda quero ser o futuro do Brasil.

(Janderson Oliveira)

Já faz tempo que escrevi essa poesia, que na verdade não é nem poesia, é uma crítica mesmo. Foi logo quando descobri o prazer de escrever e inspirado no escândalo do mensalão e na letra da música "Vossa Excelência" dos Titãs escrevi isso aí, o grande contraste que existe entre aqueles que governam o nosso país e aqueles que passam os dias "Nas esquinas e nos sinais". E como esse contraste se espalha não só pelo Brasil, mas pelo mundo todo, deve ser por isso que ela foi classificada para o projeto Latinidade Poética...

Nenhum comentário: