"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Reforma Ortográfica...

Primeiro dia do ano e as esperanças se renovam por dias melhores, dias de paz, mas não sei pra que isso, é só mais um dia nas nossas vidas galera. Muitas coisas boas vão acontecer neste ano, mas também teremos que estar prontos para as dificuldades que com certeza também virão.
Bem, mas estou aqui para falar da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa que entra em vigor hoje no Brasil e em Portugal. A Reforma é um acordo (ou desacordo?) iniciado em 1990 pela Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras com o objetivo de unificar as normas da escrita do português em todos os países que o tem como língua oficial.
Só por curiosidade, os países que têm o português como língua oficial são Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Timor Leste e as regiões Macau, Goa e Galiza, tornando-se a sexta língua mais falada no mundo. Os países lusófonos da África e o Timor Leste vão esperar Portugal tomar um rumo nessa história toda e decidir o que vão realmente fazer com sua língua.
Vocês sabiam que existem duas formas de escrever o português? Uma é a nossa à brasileira e a outra é a forma portuguesa que é utilizada nos demais países lusófonos. Ou seja, toda essa mudança na forma de se escrever é por causa de nós aqui do Brasil. Muitos portugueses tão achando isso absurdo, "como pode, agora vão abrasileirar o português gajo". É, talvez. Os "C" mudos de palavras como afecto ou directo do português de Portugal vão desaparecer, assim como os "P" de palavras como adoptar. Realmente a forma de se escrever vai se parecer mais com a nossa.
Enfim, mas o que teria sido de Portugal se não fosse o Brasil e o que seria do Brasil se não fosse Portugal? Padronizar ou dividir a língua? E as pessoas mais idosas tanto do Brasil como de Portugal que já estão acostumadíssimas com sua forma de escrever? E quantos cidadãos de fala portuguesa participaram desse acordo? Não foram apenas os intelectuais das Academias? Mais uma vez não sei as respostas, só sei que a mudança é apenas na escrita, já pensou se quisessem unificar também a forma de falar o português, todos com um sotaque de portuga. Não, isso não, prefiro o meu jeito moleque, descontraído e brasileirês de falar o nosso português...

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou ter que comprar uma nova gramática... e isso significa horas a mais de estudo para reaprender a escrever.