"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Fortaleza do Maracatu


Ilustração de Luana Florentino (Instagram: @luanaflorentinoc)

Chegaram todos à Pindorama,
Terra rica de tantos seres.
Juntaram-se com novos povos
Num amálgama de saberes.

No princípio foram cativos,
Mas não esqueceram seus antepassados.
Por isso seguiram vivos,
Revivendo o seu passado.

Do adro do Rosário nasceu a beleza.
Do toque dos tambores fez vibrar a natureza.
Do rei e da rainha a nossa realeza.
Do canto dos cantores veio a fortaleza.

Fortaleza do maracatu,
Eu sempre vou voltar pra tu.

Oh, Az de Ouro,
Eu vou voltar pra tu.
Ancestral e transcendental,
Esse é meu maracatu.

Com a Boca Aberta
E o coração também,
Eu vou te revivendo
Nesse batuque que me convém.

Sim, o maracatu venceu!
Deixou o preconceito de lado,
No tempo e no espaço
Ele se fortaleceu.

Hoje eu canto suas histórias,
Hoje eu resgato meus antepassados,
Hoje eu invento novas memórias,
Mas nunca esquecendo do meu passado.

(Janderson Oliveira)

Nenhum comentário: