"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Fascínio do Universo...


"Não somos nem o ápice nem o final da evolução, somos apenas uma espécie transitória. 
[...] 
Daqui a cinco bilhões de ano, o Sol inchará em forma de gigante vermelha, expelindo uma bela nebulosa planetária enquanto seu cadáver se contrai numa bola escura, milhões de vezes mais densa que o ferro. Impulsionado pela energia escura, o universo continuará expandindo-se de forma acelerada, ficando cada vez mais rarefeito, frio e escuro.
Neste universo em que os próprios astros são transitórios, a humanidade não é mais que um brevíssimo capítulo. Embora microscópica no tempo e no espaço, é ela quem conta essa grande história."
(O Fascínio do Universo, organizado por Augusto Damineli e João Steiner)

E cada vez que leio mais sobre Astronomia, cada vez mais me afasto das crenças e valores religiosos, cada vez mais tenho fé na ciência. É o momento em que diversas questões da minha vã filosofia passam a ser respondidas, questões estas não só minhas, mas de toda a humanidade, durante toda a sua história.
Quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Na encruzilhada que separa a filosofia da ciência e a ciência da religião, é lá que eu me encontro, me respondo tais questões. E está tudo lá no alto, no infinito, viemos das estrelas e nossa principal estrela num futuro distante nos levará.
E cada vez mais acredito no inusitado acaso que formou tudo que existe, a Grande Explosão que deu origem a tudo, cada vez mais nos vejo quão pequenos e passageiros somos todos nós de nossa espécie, cada vez mais vejo que somos apenas um acaso da evolução.
Até agora somos apenas 200 mil anos de uma breve história que valeu a pena de ser vivida, contada e, principalmente, de ter descoberto tudo isso de que conhecemos hoje, são o passado e o futuro presentes em nós mesmos. E quantas mais questões filosóficas, científicas ou religiosas serão levantadas? Que venham todas para que a gente consiga respondê-las. Mas até quando? Até mais 5 bilhões de anos talvez.
E "quando o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa", infelizmente, acredito que não terá havido tempo para outro sol, pois já terá ocorrido "o fim da aventura humana na Terra"...

Nenhum comentário: