"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A prática de Educação Física na Escola Normal do Ceará: entre o tradicionalismo e a Escola Nova (1930-1945)

Aaah, até que enfim terminei meu relatório de monografia. Apesar de ter defendido semana passada, só hoje conclui a versão final, pelo menos eu acho. Se eu ler de novo, tenho certeza que modificadrei mais alguma coisinha. É tudo um processo que não para nunca. Foi uma verdadeira viagem, mas no fim tudo deu certo. Muitas pessoas apareceram e ajudaram, agradeço a todas. Publico aqui o resumo do relatório, depois vou vê se coloco mais algumas partes do texto.

"O objetivo principal desta pesquisa foi compreender a inserção da Educação Física na Escola Normal do Ceará, no período de 1930 a 1945, analisando sua vinculação aos postulados escolanovistas na tensão com o tradicionalismo vigente. Este estudo foi desenvolvido numa abordagem histórico-pedagógica. A metodologia da história nova foi escolhida por buscar novos significados e valores em fontes que antes não eram vistas como documentais ou mesmo seguras no trabalho do historiador. Este estudo caracterizou-se como sendo uma pesquisa bibliográfica e documental, buscando seus dados em livros, artigos científicos, periódicos, documentos e fotografias. Os principais resultados encontrados foram: a verificação da forte tensão existente entre educadores católicos e renovadores no período em estudo; a contemplação dos ideais escolanovistas na Escola Normal do Ceará; e a utilização do Método Sueco, diferentemente do proposto na Lei nacional, nas aulas de Educação Física da Escola Normal do Ceará. Conclui-se que a prática da Educação Física estava embasada pelos conceitos de higienismo, eugenismo, nacionalismo e escolanovismo. Percebeu-se ainda que a Educação Física fez parte de uma política educacional que buscava a formação do cidadão dito moderno e civilizado."

É, aqui no Ceará a história foi diferente.
E agora? Eu sou um sujeito quase formado, o que me resta fazer?...

Um comentário:

Unknown disse...

Owww Meu Deus..no tempo q tu ainda era "inocente" com essas coisas de escola!