"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

"Muito orgulho, meu pai"...

"Quando eu crescesse eu queria ser que nem você
Agora eu já cresci e ainda quero ser
Eu tenho a cara do pai e tenho cada vez mais
Eu tenho os olhos do pai e o coração
Quando eu crescesse eu queria ser que nem você
Agora eu já cresci e ainda quero ser
Eu tenho orgulho do pai e tenho cada vez mais
É muito orgulho, meu pai e gratidão"
                                                            (Gabriel, o Pensador)


É eu cresci, mas sem o pai. Mas eu não estou aqui para me lamentar de qualquer coisa, para me lamentar de uma peça que a vida (ou seria a morte?) nos pregou, estou aqui somente para lembrar. Não lembrar que já se foi toda uma vida sem um pai, sim, já são 20 anos, já posso dizer que foi uma vida toda. 
Mas não estou aqui para lembrar que ele não tava ao meu lado quando tive que tomar a decisão de mudar de escola, ou quando recebi meu prêmio por aluno exemplar, ou quando passei numa excelente escola de ensino médio, ou quando passei no vestibular. Mas não estou aqui para lembrar que ele não tava ao meu lado quando conheci uma menina, ou para me dizer o que eu devia falar pra ela, ou quando precisei pedi-la em noivado, ou quando nos casamos. Mas não estou aqui para lembrar que ele não tava ao meu lado quando fui aprovado num concurso público, ou para me aconselhar quando tive que ir viver em outra cidade, ou para me ajudar na volta para casa. Mas não estou aqui para lembrar que ele não tava ao meu lado quando sua primeira neta nasceu, ou quando sua próxima vai nascer, ou agora aqui para enxugar minhas lágrimas. 
Devo estar enganado, ele tava sim presente em todos esses momentos, incrível como sempre me lembrei dele em cada um desses momentos e me emocionei em todos. Era o futuro chegando, as alegrias e tristezas aparecendo, mas sempre o lugar à mesa faltando. 
Mesmo com tudo que vivi, ninguém nunca pôde se colocar no lugar que seria dele, ainda bem, foi bem melhor assim. Me virei sozinho e hoje estou aqui para lembrarem que tenho a cara do pai e o coração também, e lembrar que quero seguir em frente deixando em outros rostos e em outros corações a nossa essência, permitindo que alguém me chame de pai também. 
Antes não levava muito em consideração o que as pessoas diziam sobre nossas coincidências e aparências, talvez por não entender direito o peso desse negócio, mas hoje posso dizer que tenho "muito orgulho, meu pai" de ser que nem você, mesmo tendo passado pouco tempo juntos, vou te levar pra sempre na cara e no coração...