"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

sábado, 29 de março de 2014

Ganhamos as luzes, perdemos as estrelas...

Há muitos e muitos anos as dúvidas, as questões, os problemas de nossa espécie eram puramente naturais, as perguntas estavam nas coisas da natureza e cabia a nós observarmos, estudarmos e resolvermos tais problemas. 
As estrelas estão paradas no céu? Nosso planeta gira ao redor do sol? Somos feitos de quê? Qual a menor partícula que nos compõe? Estas são perguntas que foram e seguem sendo respondidas, no entanto, outros tipos de questões assumiram o "poder". Hoje em dia tiramos a natureza do centro de tudo e colocamos nós mesmos, nos preocupamos muito mais com perguntas e problemas pessoais referentes ao trabalho. Nossa maior preocupação hoje é o estresse que nos consome, que pena, perdemos o dom de olhar a natureza e divagarmos em dúvidas que depois nos levariam à certeza.
Hoje a ânsia pela produção, pelo prazo, por entregar as coisas em dia, nos fez esquecer de apreciar o céu, por exemplo. Antigamente era comum as pessoas por si só entenderem coisas básicas como identificar as constelações, os movimentos dos planetas, as estações do ano, atualmente não conseguimos nem saber onde vai estar a lua que é o astro mais próximo de nós.
Incrível a capacidade de nós seres humanos evoluirmos e transformarmos tudo ao nosso redor, mexer em tudo que nos cerca. Nossa evolução nos trouxe ganhos incríveis, mas nos fez esquecer o básico, apagou da nossa mente o essencial, o continuar nos perguntando de onde viemos. Com nossa evolução vieram as luzes das cidades e as estrelas se apagaram, em uma grande cidade, com dificuldade, ainda podemos ver apenas aquelas estrelas mais brilhantes que estão sempre lá para nos mostrar o quão fortes e enérgicas elas são e nos fazer lembrar que apesar de tão magnífico, nosso sol não passa de um anão em meio há tantos outros astros que estão perdidos por aí no céu.
Talvez as 40000 humanidades que nos antecederam foram mais felizes em descobrirem por eles mesmos diversos segredos do universo, tiveram a oportunidade de apreciar o seu meio, o seu lar nada mais era do que toda a Terra, com um imenso céu noturno cheio de estrelas que lhes serviam como cobertor. 
Com a Revolução Industrial e a nossa consequente evolução passamos a nos ater cada vez mais em livros, em ambientes fechados, sem acesso à natureza natural. Nossa natureza agora é artificial, criada por nós mesmos, com fogueiras modernas que chamamos de TV, mas que insistimos em deixá-la ligada por muito tempo sem nem dar a mínima importância pelo que está passando nela. Ficamos cada vez mais preguiçosos e esperando que os outros descubram as coisas por nós, depois apenas damos um "google it" e temos lá facilmente toda a informação que nós mesmos poderíamos ter produzido. Antigamente era comum uma única pessoa entender sobre diversos assuntos como poesia, teatro, música, física, astronomia, atualmente nos tornamos tão especializados que se buscarmos informações em áreas que não atuamos nos criticam logo perguntando: "pra quê tu quer saber disso aí?". Talvez esse seja o preço a se pagar por tudo de bom que se veio com tal Revolução, uma evolução que nem sempre leva para coisas boas.
E se transformarmos esse imenso período de tempo de tudo que existe, pegarmos os 13,8 bilhões de anos de surgimento do universo e jogar em um ano cósmico, nós como seres humanos só teríamos nascido nos últimos segundos do dia 31 de dezembro deste ano, e mesmo assim, toda a história de nossos antepassados, das pessoas que viveram na Idade da Pedra, dos exploradores da natureza, dos observadores de céus limpos, ainda será muito maior do que a história que veio após toda a Revolução que ainda estamos vivendo até hoje. 
Nascemos há pouco tempo e só estamos começando a engatinhar para conseguir entender todo cosmos e tudo que nele existe. No entanto, tantos e tantos mistérios ainda existem, talvez lá habite o cara que muitos insistem em chamar de Deus. Enquanto isso eu sigo a me perguntar, conseguiremos algum dia revelar todo mistério e apertar a mão de Deus?...

terça-feira, 11 de março de 2014

George e o Segredo do Universo...


"- Sabem - prosseguiu George -, eu tive realmente muita sorte. Encontrei uma chave secreta que abriu o universo para mim. Com essa chave secreta eu pude descobrir tudo sobre o universo que nos rodeia. E portanto eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco desses conhecimentos. Eles dizem respeito à nossa origem: o que nos formou, o que formou o nosso planeta, o nosso Sistema Solar, a nossa galáxia, o nosso universo, e também dizem respeito ao nosso futuro. Para onde vamos? E o que precisamos fazer para sobreviver séculos no futuro? Quero falar sobre isso porque a ciência é realmente importante. Sem ela não compreendemos coisa alguma, e, assim, como poderemos agir certo e tomar boas decisões? Algumas pessoas acham que a ciência é maçante, outras acham que é perigosa, mas, se não nos interessarmos pela ciência, se não a aprendermos nem a usarmos corretamente, talvez então ela seja tudo isso. Porém se tentarmos compreendê-la, veremos que é fascinante e que diz respeito a nós e ao futuro do nosso planeta.
[...]
- Há bilhões de anos havia nuvens de gás e poeira vagueando pelo espaço cósmico. De início essas nuvens eram muito dispersas e espalhadas. Mas, com o passar do tempo e com a ajuda da gravidade, elas começaram a encolher e a se tornar cada vez mais densas...
George prosseguiu:
- E então vocês podem perguntar: e daí? O que uma nuvem de poeira tem a ver conosco? Por que nos importarmos com o que aconteceu há bilhões de anos no espaço cósmico? Por que precisamos saber isso? Nos interessa? Bem, interessam, sim, porque aquela nuvem de poeira é a razão de estarmos hoje aqui. Agora sabemos que as estrelas são formadas de gigantescas nuvens de gás no espaço cósmico. Algumas dessas estrelas terminam as suas vidas se transformando em buracos negros que lentamente, muito lentamente, deixam escapar objetos, até desaparecerem numa enorme explosão. Outras estrelas explodem antes de se tornarem buracos negros e enviam ao espaço toda a matéria que têm no interior. Sabemos que todos os elementos de que somos formados foram criados no ventre dessas estrelas que explodiram há muito tempo. As pessoas da Terra, os animais, as plantas, as pedras, o ar e os oceanos são formados de elementos forjados dentro das estrelas. Independentemente das nossas crenças, somos todos filhos das estrelas. E a Natureza demorou bilhões e bilhões de anos para nos formar a partir desses elementos. 
George fez um segundo de pausa.
- Portanto, como vêem, demorou um tempo incrivelmente longo para nos formar e formar o nosso planeta. E o nosso planeta não é como qualquer outro planeta do Sistema Solar. Há uns maiores e mais impressionantes, porém nenhum nos serve de lar. Vênus, por exemplo, é quente demais. Em Mercúrio um dia dura cinqüenta e nove dos nossos dias aqui na Terra. Imaginem só se um dia na escola durasse cinqüenta e nove! Seria horrível.
[...]
- O nosso planeta é admirável, e é nosso - resumiu. - Pertencemos a ele, e todos nós somos feitos das mesmas substâncias que o próprio planeta. Precisamos, de fato, cuidar dele. Há anos o meu pai vem dizendo isso, e eu apenas me sentia envergonhado. Só percebia que ele era muito diferente dos outros pais. Mas agora não me sinto mais assim: ele está certo em dizer que nós devemos parar de maltratar a Terra. E está certo em dizer que todos nós podemos nos esforçar um pouco mais. Agora eu me sinto orgulhoso por ele querer proteger algo tão único e belo como a Terra. Porém todos nós precisamos nos unir, ou nada disso funcionará e o nosso adorável planeta será destruído. Naturalmente, também podemos nos esforçar para descobrir outro planeta para vivermos, mas não vai ser fácil. Sabemos que não existe nenhum perto de nós. Portanto, se existe outra Terra lá no espaço, e pode existir, está muito, muito longe. É excitante tentar descobrir novos planetas e novos mundos no universo. Mas não quer dizer que a nossa casa não seja o lugar para onde queremos voltar. Precisamos ter certeza de que daqui a cem anos ainda poderemos retornar à Terra. E então vocês devem estar querendo saber como aprendi tudo isso. Bem, a outra coisa que eu queria lhes dizer é que para descobrirem o universo e ajudarem a Terra vocês não precisam encontrar uma chave secreta de verdade, como me aconteceu. Existe uma que todos podem usar, se aprenderem. Chama-se Física. Basta isso para entendermos o universo à nossa volta. Obrigado!"...
(George e o Segredo do Universo - Lucy & Stephen Hawking)