"Eu vi o tempo brincando ao redor do caminho daquele menino"...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O que você pensa quando está só?...

O que você pensa quando está só?
Na morte da bezerra? Na vida que é jogada fora? No menor abandonado que passa fome? Na juventude que luta contra todos? Na sua próxima viagem? Na sua última parada? No seu próprio umbigo? Nos problemas do planeta? No show da banda favorita? No desastre do último mês? Na corrupção do país? Na alegria dos brasileiros? Nos meses de sol do verão? Nos dias de crise que virão?
Na guerra ou na paz? No bem ou no mal? Na democracia ou na demagogia? No último ou no primeiro? No dia ou na noite? Na ordem ou no progresso?
Na sua prova de amanhã? Na sua aprovação que aconteceu? Na pessoa que você ama? No seu inimigo cruel? Nos dias de luta? Nas noites de insônia? No ônibus que não chega? No carro que espera que virá? Na vida fora daqui? Na morte que aconteceu ali? No eclipse que acontecerá? No cometa que já passou? Nas brincadeiras de crianças? Nos jogos de adultos?
Na razão ou na emoção? No fogo ou na fogueira? No beijo ou na boca? Na libido ou no tesão? No cheiro ou no contato? Na pele ou no coração?
Na pessoa que já foi? No bebê que ainda virá? Na origem de tudo? No fim dos tempos? No bêbado do sinal? Na madame da esquina? No banho que quer tomar? No mau cheiro que ficou? No presente que ganhou? Na lembrança que perdeu? Na família que está longe? No pedinte que está perto? Na beleza das pessoas? Na feiúra dos políticos? No poeta que você leu? Na prosa que você escreveu?
Na comunhão ou no comunismo? Na solidão ou na multidão? No afeto ou no aflito? No lazer ou no prazer? Na fome ou no faminto? Na areia ou na arena?
Na história do homem? No fascínio da mulher? Nos animais em extinção? Nos seus bichos de pelúcia? Na música que não tocou? No cantor que se suicidou? No retrato em branco e preto? Na câmera de última geração? Nas ruínas da cidade? Na obras da sua casa? No cacique Tapeba? No líder revolucionário? Na escola dos meninos? No descaso da educação? Na hora do almoço? Na comida que falta à mesa?
No medo ou na maldade? Na idade ou na vaidade? No fato ou na fatalidade? No indivíduo ou na individualidade? No necessário ou na necessidade? Na oposição ou na oportunidade?
Em que você pensa quando está só hein?...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nas esquinas e nos sinais...

Eu sou aquele que você vê todo santo dia, mas você não dá bola pra mim. Eu sou aquele que está em todos os lugares, em todas as esquinas, em todos os sinais. Eu sou aquele de cabelo grande, barba longa e feia, cara suja do piche que você joga ao passar. Eu sou aquele que antes mesmo de pedir, você já está me dando patada, já está me mandando pra longe. Eu sou aquele que só quer um agrado, um afago, mas no seu carro forte você pisa mais fundo e de mim você foge. A mí me gusta la plata, pero usted no me gusta. Eu sou aquele que pede o seu dinheiro, mas você quase nunca me dá, quando dá eu dou graças. E quando você pensa que eu vou comprar o pão de cada dia, é aí que você se engana. Eu vou comprar alimento pra alma, eu vou lá e trago, e puxo e cheiro. E o meu cheiro te incomoda e você não me olha. Você pensa que eu trabalho, porém mais tarde eu só dou trabalho. Você passa e finge que não me vê, pois eu já marquei seu rosto e todos os dias eu olho pra você. Na minha cara feia, suja e magra está o retrato de outros milhares. O nosso número cada vez cresce mais, só porque você não quer me ajudar. Nós ainda ficaremos contra você, você tentará fugir, mas nós iremos te prender. O jogo da vida continua, você protegido e eu ao léu, no final vamos vê quem chega primeiro ao céu.
Baseado em fatos reais e cotidianos...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Guerra branca, ou quase...

Quem duvida que o esporte é apenas uma alegoria da guerra? Como já foi dito em outro post, assim como a política, ou melhor como uma extensão da política, a guerra se confunde com o esporte. Mas nos dias atuais o esporte é uma guerra branca, ou quase. Quase porque em muitas ocasiões, o que era para ser apenas um momento de lazer para diversas pessoas, acaba virando um show de horrores, com direito a muito sangue e pancadaria. Aí a guerra deixa de ser branca para ganhar outra cor, talvez o vermelho.
Desde os primórdios da humanidade o guerreiros buscam formas, métodos, fórmulas de melhorarem o seu rendimento nas batalhas. Os primeiros tomaram sangue ou sêmen do animais mais fortes para desenvolverem melhor os músculos e lutarem pelo seu povo. Já no começo do século XX, antes das grandes guerras, os soldados também se utilizavam dessas técnicas e tinham preparo físico melhor do que os dos atletas de ponta da época. Ou seja, essas pessoas já utilizavam-se de doping para melhorarem nas guerras.
O tempo foi passando, a tecnologia avançando, as guerras diminuindo (mas nunca acabando) e os esportes herdaram essas técnicas de melhoramento do físico. Agora bem mais moderno, tudo sintetizado em laboratório e indo direto para os heróis dos tempos modernos que são os atletas de cada país. Pessoal, não é brincadeira não, a grande maioria dos atletas de hoje, principalmente aqueles de modalidades individuais se utilizam de meios ilícitos para obterem os melhores resultados.
O pior de tudo é que agora surgiu uma nova modalidade de doping, o doping genético. Esse é impossível de ser identificado pelo controle anti-doping. Alguns atletas, principalmente aqueles que são considerados gênios, ou de outro mundo (tipo Sergey Bubka, Yelena Isinbayeva, Michael Phelps, Ian Torpe, só para ficarem em alguns), podem ser considerados que passaram por esse tipo de doping. Eles pegam um homem e uma mulher que possuem boas características para os esportes que querem e fazem com que eles tenham um filho, antes do futuro atleta nascer eles ainda mexem no DNA para colocarem genes que sejam perfeitos para o esporte e pronto, está formado uma superhumano capaz de romper qualquer barreira dos recordes.
A guerra armada acabou na maioria dos territórios, mas essa guerra branca continua por toda parte e ela é feita no "campo de batalha" e também nos bastidores. O pior é que muito dos esportes continua a ser sustentando pelas máfias e pelo tráfico de drogas, de armas, pela prostituição, mas isso é uma longa história que não é falada para a maioria da população que continua a idolatrar os seus atuais heróis...

sábado, 18 de outubro de 2008

"Querem sangue, querem lama"...

Não é possível cara, a cada ano, não a cada ano não, a cada semestre acontece uma tragédia no nosso país. Mas tragédia mesmo, de nível mundial, são aviões caindo, crianças arrastadas por carros ou jogadas da janela e agora adolescentes sendo seqüestradas na própria casa e sendo baleadas. Tirando as outras mazelas encontradas por aí, políticos roubando, assaltos a todo instante, rebeliões em cadeias e agora até os próprios policiais se guerreando, mas essas já viraram banalidade. Nos dias de hoje e principalmente no nosso país a morte já é uma coisa banal.
É o fim mesmo que está chegando? Ontem fiquei triste com o fim do seqüestro em Santo André, eu jurava que tudo ia acabar bem e o cara ia soltar a mocinha na paz, mas que nada. Tudo saiu errado, a polícia não agiu de maneira correta, o cara se rebelou mais ainda e as meninas, coitadas, levaram a pior. Quer dizer, o cara também levou umas bofetadas dos puliça viu, não sei porque mais mesmo sabendo que o cara cometeu um crime ainda acho que os puliça não deviam ter agido daquela maneira com ele, um monte de puliça pra controlar só um cara e ainda lincharam ele. Bem, mas quem sou eu pra falar alguma coisa, aqui bem distante do acontecido.
Mas o pior disso tudo pessoal, é a fome que o povo tem de querer a melhor imagem do bandido, da vítima ensanguentada, eles "querem sangue, querem lama", querem jogar na mídia toda a desgraça. A moça chegando no hospital desacordada e milhares de flashs em cima dela, isso é um absurdo. E nós aqui ficamos famintos em vê cada situação dessas, porque nós seres humanos gostamos dessas coisas? E aqueles que ainda ganham dinheiro com a desgraça dos outros, esses que são os piores mesmos.
E por que é que a Globo sempre é a que consegue as imagens exclusivas, sempre consegue entrevistar todos os envolvidos no acontecido? Será que é o dinheiro que também manda nessa hora? Quem não lembra do caso da menina arremessada pela janela, a Globo foi lá e entrevistou pai, madrasta, mãe, fez a reconstituição mais precisa, por que eles conseguem?
No meio disso tudo estamos todos nós, só esperando a próxima tragédia (e muitas delas são quase anunciadas) que a qualquer momento pode acontecer, e o pior, da próxima vez pode ser bem pertinho da gente...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Pensamentos soltos traduzidos em palavras...

O futuro é agora e o presente já passou, o passado foi enterrado e nesse momento eu nada sou. Na minha mente paradoxalmente contraditória, só quem sabe de mim sou eu. Uma cabeça poucas vezes equilibrada que procura antenar boas vibrações. Um ser humano apaixonado pela vida que é única, se não for feliz agora em outra ocasião jamais será. Na esperança que tudo vai dá certo, se não dê, fazer o quê? A vida só tem um caminho mesmo e quanto mais você vive mais tá dando adeus a ela. Nesse jogo da vida eu já sei em qual caminho estou, o importante é viver agora que o futuro ainda não chegou. Se não chegar a gente não espera, pois o trem não pode parar. Se ficar a gente vê o melhor que pode fazer, mas no final uma única coisa vai acontecer. Fique bem consigo mesmo e com os outros, vai em paz e em boa hora quem sabe mais tarde a gente se vê...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O papo do tal poeta

O papo do tal poeta
Pedia para purificar o planeta.
Para isso, as pessoas precisavam plantar mais
E, se possível, poluir menos.

Porém, a população desprezou o poeta
E persistiu em prejudicar o planeta.
Por isso, o prejuízo apareceu
E o povo impetuoso padeceu.

O pobre e impotente poeta
Perguntava-se pelo improvável.
Por que as pessoas preferem
Padecer no desperdício inevitável?

O poeta pediu explicação,
Mas não ouviu palavras da população.
Pois passado pouco tempo,
Com o poeta aconteceu um contratempo.

O papo do tal poeta não prosseguiu
Porque o poeta já estava apagado.
O prejuízo da população seguiu
E o papo do tal poeta com ele foi enterrado.

(Janderson Felipe)

Minha tentativa de aliteração no papo do tal poeta. Por que as pessoas escutam as boas causas, mas continuam a fazer o contrário do que é o melhor para elas e para o todo?...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Festa da Democracia"?...

Pronto, em muitas cidades a "Festa da Democracia" chegou ao fim, porém em diversas outras essa "festa" vai continuar. Ainda bem que na minha cidade já acabou. "Festa" essa que torna os brasileiros cidadãos, e ainda mais, cidadão consciente, mas somos cidadãos só em um dia a cada dois anos, porque nos outros dias não passamos de "formiguinhas" que se guiam pela "rainha" que está no poder.
Uma "rainha" mesmo, que se esconde com o nome de mídia e tem a capacidade de colocar no poder quem quiser, tô certo ou tô mentindo muito? É uma palhaçada mesmo né, afinal quem chegasse lá no poder ia ter que continuar agradando a burguesia elitista que há muito tempo toma conta das nossas cidades, e pro povão, tome fumo. Aí vem a frase do poeta siarense Falcão: "A burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume", já nós pobres mortais?
E o que falar dos montes de siglas, legendas e grupos partidários que historicamente eram considerados rivais. Não agora a moda é se juntar com quem quer que seja, não precisam mais ter a mesma "ideologia" política. Engraçado foi o que ocorreu entre o presidente e a prefeita aqui de Fortaleza. Ambos do mesmo partido, mas já em 2004 o presidente deixou de apoiar a prefeita (olhe que são do mesmo partido) e apoiou o seu amigo senador de outro partido. Agora em 2008, o presidente não apoiou a prefeita de novo, mas desta vez porque outra candidata o apoiava como senadora no governo e ela era EX-mulher de um EX-ministro dele, novamente o presidente deixou de apoiar a "companheira" para não criar rivalidade com a amiga.
Ô presidente, assim não precisamos mais desses partidos e nem decorar tanta sigla que o povão sabe nem o que significa né, o negócio era só fazer uma política de compadres. Mas mesmo sem o apoio presidencial a prefeita conseguiu ganhar as duas disputas e taí pra mais 4 anos de poder nas mãos, olhe que eu a ajudei nisso. Não sei porque, pra mim eu nem votava, mas prefiro votar do que ser radical do "Fora Política". Votei nela mais por uma tradição familiar e de gostar do vermelho e da ala esquerdista do que por propostas dela e dos outros, isso eu assumo.
E aquela operação de guerra lá no Rio, é estranho né a gente vê o exército nas ruas assim no meio de tantos civis. E os cara foram em operação mesmo, passaram uns 3 dias lá no Complexo do Alemão acampados e tudo. A pobre senhora ainda fala: "É, assim a gente se sente mais seguro", mesmo com essa segurança ainda houve morte de gente inocente e no final da "festa" os soldados deram adeus e tudo voltou a ser como era antes, tome o tráfico comandando tudo de novo. Engraçado é que aqueles que há algum tempo atrás eram contra a democracia do país, agora fazem a segurança dessa "festa da democracia".
Enfim, isso tudo só pra dizer que nós brasileiros somos tratados como cidadãos e democráticos somente nesses momentos de colocar alguém lá no topo. E que democracia é essa que a gente nem sabe o que eles realmente estão fazendo para o bem de todos? Eles ficam lá bem distante da realidade e nós continuamos aqui bem distante do poder...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Babilônia em chamas...

O grande Império está prestes a cair, os primeiros tijolos das ruínas estão desmoronando. A Babilônia está literalmente em chamas e depois de quase um século lhes é dado um novo golpe, desta vez quase que fatal. Isso tudo por descaso dos próprios donos do pedaço, preferem gastar com a guerra e com as armas, quem paga o pato? Só pode ser os menos favorecidos, que somos nós, do submundo do século XXI. A vida continua daqui pra frente, mas ninguém sabe quem será o próximo titã, cuidado que ele pode vir do Oriente, ou podemos ser nós mesmos, afinal somos o país do futuro e o futuro está próximo, mas quem chegar primeiro ao ouro negro será o vencedor. Enquanto isso, Saddam deve estar morrendo de rir na sua cova, o que ele conseguiu, extrair o ouro negro das rochas do Iraque, ninguém mais consegue, pois ele explodiu todos os poços e ainda mandou matar os técnicos que sabiam fazer a extração. Os imperialistas pensavam que as contas da guerra seriam pagas com essa extração, mas o Saddam, antes de matarem, foi mais rápido que eles. Câba malvado e inteligente viu esse, agora para o mundo recuperar as perdas de ontem vai ter que esperar mais oito anos, é isso que dizem os mais otimistas. E o dono do mundo, prestes a deixar o alto do seu pedestal, o que ele vai fazer? Ou melhor o que vão fazer com ele? Apedrejá-lo, esquartejá-lo, jogar no hospício ou levarem pra forca igual o outro? Afinal, foi ele que causou todo esse destroço, não. E o Brasil, o país do futuro, será que esse futuro vai realmente chegar? E se chegar, vai servir para todos ou para os mesmos que tomam conta das contas do país desde o seu surgimento...